Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Retomando Narantyr

Participaram Julio, Helder, Aquiles e Rummenigge. Começamos a sessão continuando o combate contra os quatro cavaleiros da morte aliados de Zeldenor. A batalha ocorria nas cavernas gélidas debaixo do Templo de Narantyr, em Thanatus, o reino de Orcus. Eles já tinham derrotado Zeldenor, o lich, que tentava libertar uma entidade que destruiria toda a cidade e, com ela os últimos aliados de Valyassa, a deusa que agora possuia o corpo de Lanaya.

O combate foi difícil para os jogadores. Na verdade não foi nada! A culpa é dos poderes sacanas de Aurion (Lâmina Arcana). Posso dizer que os monstros ficaram muito putos quando suas magias e ataques mais poderosos eram inutilizados por seus poderes de teleporte com interrupção imediata. Deviam rebatizar esses poderes com o nome Teleportes Salvadores (ou roubados) de Aurion. Quando os monstros estavam prestes a dar uma porrada segura em Hudini, lá vinha Aurion teleportando o monstro não sei pra onde ou teleportando Hudini pra um lugar seguro. Sei não. Vou fazer auditoria nesses poderes aí. =P

Depois que derrotaram os cavaleiros, eles subiram para o templo, onde perceberam que os aliados de Valyassa estavam perdendo para os seguidores de Orcus, que estavam tentando invadir o Templo de Narantyr. Quando chegaram lá, viram que o grande portão de entrada do templo estava sendo segurado por uns vinte mortos vivos aliados de Valyassa enquanto, do outro lado, uma enorme força tentava arrombá-lo. Quando estavam chegando perto para se informar do ocorrido, algo destroçou o portão numa explosão de fúria. Pedaços de madeira, aço e corpos de soldados mortos vivos foram arremessados a distância. Enquanto mortos vivos de Orcus invadiam o templo, uma enorme criatura surgia emitindo urros irracionais. Era um ser humanóide de pelugem escura com cinco metros de altura e corpulento. Seu rosto era como o de um bode demoníaco. Tratava-se de uma adaptação minha do Goristro, o qual normalmente assemelhasse a um minotauro demoníaco. Nesse caso, assemelhavasse a um bode demoníaco para representar sua origem comum com Orcus. Facilmente, os pjs derrotaram os dez mortos vivos soldados lacaios que invadiram o templo, mas o bichão é que começou a dar trabalho.

Terminamos a sessão no meio desse combate.

Comentários
No primeiro combate, arrisquei usar grid e miniaturas por achar que poucos combatentes não iriam fazer atrasar o jogo e ainda teríamos a objetividade inerente à aplicação do grid. De fato, ninguém reclamou de demoras no jogo, apesar de o combate ser difícil e a demora ser coisa normal em combates mais desafiadores. Agora eu já sei. É possível usar grid sem estragar o clima do jogo se o número de combatentes for pequeno. Além disso, o grid favorece um tipo de diversão mais competitiva entre DM e jogadores. Isso pode deixar as coisas mais interessantes. Eu, pelo menos, queria por que queria  deixar Hudini inconsciente. Quem mandou ser o mago?

No segundo combate, contra o Goristro e os dez soldados minions, decidi não usar o grid, mas aplicar as regras conforme eu achassem necessárias. Assim, declarei que o combate no qual os pjs estavam metidos era agora mais realista e, consequentemente, bem mais confuso. De fato, quando eu imagino uma batalha real eu vejo gritaria, confusão e incerteza sobre várias coisas na hora do combate. Nenhum sistema de RPG possui uma abordagem caótica no combate.

De fato, sem o grid, minha mente ficou mais relaxada, pois a visualização mental do combate se torna mais dinâmica e cada passo de cada personagem ou monstro não precisava ser considerado. Assim, reduzi bastante o processamento mental para conduzir o combate. Por exemplo, eventuais dúvidas sobre ataques de oportunidade seriam facilmente resolvidas por meio de uma jogada aleatória (caos). No caso, numa bataha contra dez guerreiros inimigos, quem se afastasse dessa peleja decidi que levaria 1d4 ataques de oportunidade. Simples.

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...