Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Aventuras prontas, cenários e enredos


Sinceramente, eu não gosto de aventuras prontas. Perde-se toda a graça de ser o Mestre. Bom mesmo é criar as coisas da sua própria cabeça. As aventuras que a Wizards anda publicando pelo menos lembra de que podemos alterar o que for necessário para ajustar ao gosto do Mestre e dos jogadores. Ora, nesse caso, não seria melhor fazer uma aventura por nós mesmos? Não é muito bom gastar uma boa grana num material o qual vai apenas nos dar algumas idéias.

Mesmo assim, só para conferir, eu comprei duas aventuras para D&D4: A Fortaleza no Penhor das Sombras e O Labirinto da Espiral do Trovão. Li e não gostei muito. É muita página e muito texto para poucos acontecimentos. Às vezes eu acho que são mais cenários do que aventuras mesmo. Ou seja, tem mais descrição de personagens e de locais, com belos mapas e tal, do que um bom enrredo.

Em suma, as histórias não são muito empolgantes. Não há muitas reviravoltas na narrativa ou coisas do tipo. De fato, são aventuras direcionadas mesmo para o estilo de jogo da 4ª edição, com foco nos combates e na resolução de armadilhas e obstáculos mágicos. Talvez sejam boas nesse sentido. Mas um incluir um pouco de conversa não seria tão ruim. Parece que os encontros não são muito estimulados a seres resolvidos com um: "Calma aew, colega! Vamos negociar um pouco..."

Mesmo assim essas aventuras prontas são úteis no sentido de dar idéias para detalhes menores do seu enredo. É possível que sua aventura fique mais rica com essas aventuras prontas. Lá tem idéias boas para armadilhas, obstáculos e táticas de combate dos monstros. Eu mesmo estou usando os 3 mapas-pósteres (muito bonitos por acaso) da Fortaleza no Penhor das Sombras. Eles são quase genéricos. Um ou dois deles podem ser usados em vários encontros ao ar livre, naquele famoso "meio do caminho" entre a cidade e a masmorra. Já o Labirinto da Espiral do Trovão não trouxe um póster legal. São apenas umas salas de masmorras num único poster. Não há muita opção para usá-los fora da própria aventura pronta. No entanto, o Labirinto da Espiral do Trovão oferece um cenário interessante no qual o Mestre pode se inspirar para fazer suas próprias histórias e aventuras.

Abaixo, estou disponibilizando um arquivo PDF que elaborei para a última sessão que mestrei com os caras. Vocês verão que às vezes eu gosto de definir mais o rumo da história através da narração dos acontecimentos na hora da sessão. É possível que vocês fiquem voando em relação à história, já que não é muito bom pegar as coisas já no final. Mesmo assim, é bom para analisar a forma como eu faço minhas aventuras:

- A Batalha Final contra Jay Blacksword.pdf

E vocês, como costumam fazer suas aventuras? Inventam na hora? Fazem apenas anotações breves e deixa as coisas mais fluídas com uma improvisação aqui e acolá?

Abraço!

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...