Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

domingo, 5 de dezembro de 2010

"Foi mal!", ou "Acertando os amigos sem querer"

Na 4ª edição, não importa se três guerreiros ou mais estão lutando contra um orc. Você pode atirar flechas à vontade no orc, que não há qualquer chance de os guerreiros serem atingidos. Sinceramente, ô negócio mal feito!

Não é só neste caso que vou tratar aqui, mas é interessante como não existem acidentes na 4ª edição. Num combate, onde tudo é caótico (no mundo real é) acidentes acontecem bem mais do que os participantes desejam; e as regras não abarcam tais acidentes. Ao menos não da forma realista como deve ser.

É claro que as novas regras simplificam as coisas, mas simplifica demais, ao ponto de deixar inverossímil. Se a intenção é focar no combate, vamos focar de uma forma mais realista, não de uma forma tosca como essa. Nesse caso, foi, definitivamente, um retrocesso. E depois dizem que a 4ª edição é um avanço! (em alguns aspectos sim; noutros? Pelo amor de Deus). Bom, é para isso que servem "regras da casa": ajeitar o jogo.


Flechas, setas a afins
Antes de falar da regra, é importante frisar que o bom senso supera qualquer regra e o Mestre é quem manda. Tendo isso em mente aí vai a simples e humilde sugestão para esses casos: quem quiser atirar contra um alvo que está lutando corpo-a-corpo com outro indivíduo tem penalidade de -2 (cobertura leve) para garantir que sua flecha não vá parar nas costas do outro, que pode ser um aliado seu ou não. Se não quiser se importar em quem vai ser atingido não tem penalidades, mas uma chance de 50% de acertar o outro. Percebam que eu apenas alterei um pouco a regra de Corbetura da página 280 do LdJ.

Magias
Lançar bolas de fogo no meio de um combate não deveria ser tão seguro quanto é na 4ª edição. A matriz de combate passa informações demais aos jogadores. Informações que seus personagens não tem. Ou não deveriam ter. Os jogadores sabem exatamente onde sua bola de fogo vai surgir em relação aos outros participantes do combate pois eles tem acesso a uma matriz de combate, coisa que os personagens certamente não possuem. Quem, no meio de um combate, vai ter certeza de que o ogro está a 7,5m do orc? Essas dúvidas deveriam provocar acidentes semelhantes àqueles com flechas ou algo mais parecido com o que escrevi aqui: Áreas de magias sem matriz de combate.


Abraço!

2 comentários:

  1. Eita! Alguém pisou na minha unha dolorida!

    Saudações Nestor! Vou colocar um pequeno adendo a dor de "cadê o realismo" que você está sentindo em jogar o 4th Edition do DnD:

    Em DnD 4th, esqueça o "realismo", pois todos os personagens são heróicos. Lembra de Légolas subindo em um cavalo em movimento pela frente?
    Isso é comum para um personagem de DnD.

    O heroísmo faz parte da vida deles, e um monstrinho lutando contra seu amigo não vai lhe dar penalidade, pois o que adianta colocar redutores sobre ações fáceis, que no final, vai tirar o gosto do heroísmo presente nas regras do jogo que estamos falando? Sacou o que estou falando?

    Realidade? Vão jogar GURPS! kkkk

    Boas Jogadas!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernando. Eu já tinha percebido que a filosofia da 4ª é bem "esqueça o realismo". E é por isso mesmo que tento faze essas sugestões, para que as coisas se assemelhem mais às antigas versões do D&D, das quais muitos estavam acostumados.

    Ao mesmo tempo, reconheço a robustez do sistema e o tipo diferente de diversão que ele pode proporcionar, se compararmos com antigas versões.

    Abraço, Fernando.

    ResponderExcluir

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...