Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Jornada para Everlost - Parte 2

Este post serve também como dicas de mestre, especialmente em relação à desafios de perícia. Bom, participaram Helder, Rummenigge, Carlos Carioca e Aquiles. Dessa vez Helder trouxe as pizzas árabes do Habibs. =D
Por mim a gente pegava de lá mais vezes. Vamos lá.

Diante de Balgathor, servo de Asmodeus, os jogadores ficaram receosos. Ele havia evocado do inferno dois grandes diabos da guerra. Correriam ou ficariam para lutar? Independente da opção deles, Valyassa ficaria, assim como outros PdMs. O combate iniciou e eles ficaram.
As miniaturas do Descent foram bem legais para ajudar a representar esse combate. Os monstros são muito parecidos com os diabos da guerra. Só faltou o tridente. Olha! E Helder ainda saiu na foto!
Agnul partiu pra cima de Balgathor e Lee Jerum fez o mesmo, só que de forma mais discreta, furtivamente, tentando atacar os inimigos pelas costas. Enquanto os diabos atacavam Agnul, sem fazer muito dano (por causa de um poder de Pon que reduzia 5 de todo tipo de dano e por causa de sua resistência de pedra), todos atacavam Balgathor.

A derrota de Balgathor
O fato é que Balgathor se lascou todo depois que Agnul reduziu as defesas dos inimigos em 5 com um poder. Não demorou muito. Ele foi completamente congelado por Hudini, ficando atordoado. Depois, Lee jerum aproveitou-se disso e realizou um ataque furtivo, destruindo o gelo que o envolvia e fazendo-o cair de seu cavalo. Balgathor estava inconsciente e aos pés de Agnul, que o atacou com um golpe de misericórdia (decisivo automático), fora que seu segundo golpe também foi um decisivo! Depois desse supercombo (nessa hora Agnul causou mais de duzentos pontos de dano no bicho), Balgathor ficou só o resto. Prometeu vingança e desapareceu numa explosão de fogo junto com seus lacaios. Tô achando que ele vai chamar Asmodeus pra dar uma surra nos pjs. =P

Contabilizamos a experiência do combate. Eles chegaram aos 90.500 XP cada. Confiantes que conseguiriam evoluir para o 18º nível ainda na mesma sessão, os jogadores decidiram prosseguir mais um pouco.

Um terrível obstáculo
Assim, eles continuaram a viagem pelos túneis subterrâneos de Thanatos. No terceiro dia de viagem eles encontraram um salão branco construído por anjos. Na verdade tinha sido construído na época que Asmodeus era o senhor dos anjos. Havia inscrições falando que esses túneis eram a prisão de um primordial do frio chamado Krios e que estava "selado para os mortos e para os mortais". No centro do local havia um monumento à Asmodeus. Havia outras duas estátuas grandes de anjos nas laterais e um belo portão dourado do outro lado com um círculo cheio de caracteres no lugar de uma fechadura. Dois corpos de diabos do gelo, servos de Balgathor, estavam aqui. Apresentavam queimaduras graves no exoesqueleto.

Desconfiaram logo de armadilhas. Lee Jerum, acompanhado por Agnul entrou no salão e foi em direção ao monumento central. Ele olhou bem e viu uma jóia estranha no topo do cetro que a estátua de Asmodeus erguia. Agnul o ajudou a subir no monumento. Nessa hora, a pedra emitiu uma luz antes de começar a disparar uma violenta rajada contínua de poder radiante pelo salão, aleatoriamente. Ao mesmo tempo, as duas grandes estátuas de anjos começaram a se mover para atacá-los; e uma barra de ferro começou a fechar a entrada do salão. It´s a trap!

Enquanto a rajada de raios atacava os pjs toda rodada, Lee Jerum, mesmo sendo arriscado, tentava retirar a jóia do cetro ao mesmo tempo em que tinha que se virar com um dos golens, que o atacava sempre. Agnul lutava contra o outro golem e Pon foi tentar abrir o portão dourado. Chegando no portão, Pon conseguiu ativar o círculo com poder divino. Flutuando no ar diante dele surgiram vários círculos de energia azulada contendo caracteres luminosos em supernal. Ele tinha que saber uma senha para abrir o portão. Usando intuição, tentou o nome Asmodeus. Só que fazer isso não era fácil. A senha tinha quatro fonemas e cada fonema era um teste de perícia para mover os círculos virtuais.

Depois de umas quatro rodadas, Pon abriu o portão dourado com a senha "Asmodeus", mas ficou para ajudar a destruir os golens. Depois de umas seis rodadas, Lee Jerum, ainda que muito ferido, conseguiu finalmente retirar a jóia do cetro da estátua de Asmodeus, desarmando a armadilha; e Agnul destruiu o último golem angelical, que explodiu como seu último ato.

Comentários e Dica de Mestre
Teve duas coisas legais nesse último encontro. A primeira foi que consegui implantar desafios de perícia que tinham um sentido de ser além de simples rolagem de dados sem relação relevante com o mundo de jogo. Ou seja, as regras diziam que, para desarmar a armadilha, retirando a jóia do cetro, Lee Jerum precisava passar num desafio de perícias de complexidade I (4 sucessos antes de 3 fracassos) e só. Não diz o que acontece no mundo de jogo durante esse processo. Por isso eu criticava tanto o desafio de perícias, pois eram rolagens de dado sem sentido. Mas, eu resolvi descrever ao jogador que a jóia estava presa por 4 pequenos ganchos metálicos. Isso é muito melhor do que simplesmente dizer que ele tem que conseguir 4 sucessos antes de 3 falhas no teste de perícia. Da mesma forma foi com Pon. Não eram 4 testes de perícia vazios, mas cada teste bem sucedido fazia com que ele girasse os círculos holográficos para formar um dos quatro fonemas em supernal. Assim as coisas tem sentido e todos percebem que há alguma coisa acontecendo no mundo de jogo durante o processo do desafio.

A segunda coisa foi que nunca vi os pjs se ferindo tanto como nesse encontro. Fazia tempo que não tinham um encontro dificil desses! Agnul, mesmo com seus pontos de vida temporários, chegou a 17 pontos de vida, se não me engano; e Lee Jerum também nunca tinha perdido tantos pontos de vida. Pon teve que usar umas três ou quatro curas pro pessoal não cair. Gostei. Vou colocar mais encontros com armadilhas no futuro. =P

Com o portão aberto, agora eles podem prosseguir pelos túneis, sabendo que eles são a prisão de um primordial.

Fim da sessão

XP final: 96.900.
Próximo nível: 99.000.

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...