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domingo, 25 de novembro de 2012

Jornada para Everlost - Parte IV

Nesta sessão jogamos com meus dados "novos". Os números estavam totalmente apagados na maioria deles. Aí eu repintei os números usando corretivo e eis o resultado.
Meus 36 dados. Agora dá pra ver de longe os resultados
Resumo dos acontecimentos
Depois que o pequeno halfling Lee Jerum nocauteou o enorme titã do gelo e Agnul deu o golpe de misericórdia, o grupo mal conseguiu descansar no meio daquela ventania gélida violenta. Mas isso fazia parte dos planos de Balgathor que apareceu novamente, aproveitando-se do cansaço dos personagens, e disparou um raio no teto alto, provocando um desmoronamento de enormes estalactites de gelo sobre os pjs e sobre a fragilizada ponte de rochas onde estavam. Eles correram para escapar, mas o impacto das grandes estalactites de gelo começou a destruir uma parte da ponte. Agnul, Caelzail, Hudini e Pon saltaram e conseguiram segurar-se, por pouco, na parte da ponte que permaneceu firme, ainda que em situação complicada pois Balgathor estava há poucos metros. Os outros caíram juntamente com os destroços da ponte sobre uma segunda ponte "salvadora" que estava uns 30m abaixo. A queda doeu um bocado (perderam 65 pontos de vida).

Em cima, Agnul e os outros tiveram que enfrentar Balgathor. Enquanto isso, os outros que haviam caído, quando se recomporam, viram que, do corpo do titã de gelo (que também havia caído) emergiram seis seres humanóides feitos de gelo, usando armaduras metálicas e armas feitas de gelo. Ou seja, o grupo foi dividido e lutava em pontes diferentes. O fato é que Agnul e os outros começaram a encontrar dificuldades para enfrentar Balgathor e seus dois diabos da guerra armados com tridentes, enquanto que lá embaixo, Aurion, Lee Jerum e os outros enfrentavam como podiam as criaturas que nasceram do titã morto.

Percebendo que não conseguiria enfrentar Balgathor naquelas condições, decidiram recuar. Pon ativou os poderes de sua armadura do dragão azul e voou, pegou Agnul e, com dificuldade por causa do peso do bárbaro, desceu até a ponte lá embaixo onde os outros estavam lutando. Caelzail simplesmente pulou lá pra baixo usando suas acrobacias para a queda não ser tão mortífera. Quando aterrissou, o elfo ainda estava caído quando pediu para Aurion, ocupado com todos os guerreiros de gelo,  ajudar na fuga, pois os lacaios de Balgathor estavam vindo voando. Novamente juntos, o grupo fugiu, correndo pela ponte de baixo. Mas antes de distanciar-se muito, Lee Jerum pegou a jóia da alma e arremessou no meio das criaturas de gelo. A explosão foi muito forte, também destruindo parte da segunda ponte e levando o corpo do titã e os guerreiros de gelo para as trevas do abismo. "O que vocês seriam sem mim? Mais uma vez eu salvando a pele de vocês!", comemorou o pequeno Lee Jerum.  No entanto, Marshakzpráx e Mixnirplix (os diabos da guerra lacaios de Balgathor) vinham voando perseguindo-os.

Fim da sessão

Comentários do DM
Nessa sessão eu aproveitei para usar novamente os ataques constantes da forte ventania gélida, mas com as devidas alterações. Sem grid, na sessão anterior eu não tinha como aplicar com eficácia um dos efeitos que eu havia definido para um sucesso do ataque da ventania (conduzir dois quadrados numa direção aleatória). A solução que encontrei, e que apliquei nesta sessão, foi determinar que, caso o sucesso do ataque da ventania fosse um resultado que ultrapassasse o número alvo em 10, o pj seria empurrado pelos ventos para a beira da ponte, ficando pendurado apenas por uma das mãos , prestes a cair no vazio. Para sair dessa, seria necessário sucesso num teste de força de dificuldade média. Bem mais prático! E ainda mantinha o suspense do perigo em lutar numa ponte sobre um abismo, castigada por ventos violentos.

Estou gostando de criar encontros de combate que também envolvem a interação com elementos perigosos do cenário ( ventania gélida e o perigo de desabamento e de queda, por exemplo); de forma que os mesmos ficam bem mais dinâmicos e difíceis do que combates mais "tradicionais". Esses elementos de cenário, a princípio, representariam obstáculos e perigos apenas para os pjs. No entanto, nesse encontro eu havia determinado uma condição para que a força da ventania levasse Balgathor pelos ares. Além disso, Aurion teleportou um dos guerreiros de gelo para que caísse no abismo; e Lee Jerum teve a ideia de aproveitar a fragilidade da ponte e jogou a instável jóia da alma no local para que os outros guerreiros de gelo caissem no abismo junto com parte da ponte destroçada pela explosão da jóia. Ou seja, o cenário também foi usado estrategicamente pelos jogadores.

Na hora que os pjs decidiram fugir, eu achei melhor narrar rapidamente o método de fuga planejado por eles do que ficar travando o jogo com a rigidez da sequência normal da rodada, em turnos. Fiz isso por duas coisas. Primeiro, dividido em turnos a fuga perderia toda a graça dramática. Segundo, narrar a fuga dos personagens dos jogadores sempre é um prazer...hehehe!

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