Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

terça-feira, 3 de abril de 2012

It´s a trap! - Parte 2

Para um combate envolvendo seis personagens dos jogadores, esse foi o mais difícil que eles tiveram. Acho que foi comparável à luta contra Zara lá em Aracnath, quando só três personagens estavam presentes. Mas o problema dessa luta foi Agnul. Ele simplesmente não morre. Devo ter tirado uns 200 pontos de vida dele, mas ele não morre, o infeliz. Lara tá dizendo que agora é pessoal!

Combate lento?
Com seis jogadores, um combate razoavelmente difícil (afinal era Lara, porra!) para um grupo de nível 15 - mesmo com os jogadores e o mestre tentando agilizar as coisas - inevitavelmente será demorado. São ataques de oportunidades, ações e reações imediatas diversas que fazem com que as coisas se tornem algo bem mais complicado do que sugere uma simples ordem de iniciativa.

Mas a quarta edição prevê isso e diz que na hora do combate os jogadores fazem um exercício de paciência. Enquanto isso pode parecer chato para uns, não é para outros. Por que? É simples. Esses ataques de oportunidades, ações e reações imediatas são feitas justamente por outros jogadores; e não por monstros. Ou seja, o jogo é demorado mais pelas ações de alguns pjs, especialmente daqueles que estão no corpo a corpo ou com magias que atacam no começo do turno dos monstros, ou impedindo ações, ou reduzindo danos etc, de forma que isso anula a impaciência de uns, já que eles não precisam esperar seu turno - meia hora depois - para realizar ações. O mestre, por exemplo, nunca fica impaciente, já que ele sempre tá tirando os pontos de vida dos monstros. =P

O fato é que narrei todo um combate semi-clímax com a supervilã da campanha em 3 horas, começando e terminando na mesma sessão. Como Julio lembrou no fim da sessão, bem rápido. Mais rápido que isso só em AD&D. E se o problema for o horário, por estar terminando tarde, temos que analisar por que estamos começamos a jogar só depois das 21h. Da próxima vez, podemos marcar num dia em que todos possam chegar antes das 19h30 para começar, no máximo, às 20h; ou, começar o jogo só com quem já chegou e ir adotando o resto à medida em que chegam.

Resumo do combate
Lara tinha dois driders e três drows rangers. Depois de uma luta acirrada com as drow rangers causando muito dano em Agnul, e Aurion reduzindo esse dano sempre (porra.. Aurion é foda), eles conseguiram derrotar todos os aliados de Lara.

Cael começou o combate dentro da nuvem de trevas dele, de forma que, sem linha de visão, uma conversa mais apropriada (em meio a flechadas mútuas) com as drows rangers acabou ficando pra próxima. Se bem que só se foram outras, porque aquelas já morreram.

No fim do encontro, Lanaya quase que era raptada por Lara, mas conseguiu escapar com uma magia de teleporte. Puta da vida, Lara saiu voando, fugindo do combate. Mas eles estão de parabéns pois conseguiram vencer um encontro difícil sem alguns poderes por encontro e sem o clérigo. A salvação de Agnul foi Aurion e suas duas únicas poções de cura. Ao fim do encontro, depois de levar uns 200 pontos de dano, Agnul desmaiou de exaustão.

Enquanto isso, depois de roubar uma bolsa do drider no meio do combate e matar o bicho, Lee Jerum foi catar os bolsos dos monstros e achou um livro com inscrições mágicas e algum tipo de elixir a ser analisar por Hudini.

Tomando umas
Tirando o combate, que eu gostei muito, bom mesmo foram as 12 Stella Artoise que Gianna trouxe, juntamente com os frios. Tudo de primeira. Depois dessa, eu tô devendo um crítico de graça pra Lanaya. =D

Usando um tabuleiro
Gostei da experiência usando um tabuleiro de acrílico, usando tiles só pra representar as paredes e outras coisas. Isso pode facilitar pra usar outros tiles representando as magias. É uma possibilidade pra facilitar a visualização das áreas de magia que, depois de um tempo a gente acaba esqueçendo em combates complicados como esse.

E agora?
Lara saiu voando com uma magia, fugindo do combate, mas ainda há um fosso a ser explorado, além de uma passagem ainda obstruída de onde Lanaya sente uma presença maligna. Além disso, Caelzail viu Lara voando para o interior do templo e não para fora. Ela ainda está por perto, em algum lugar.

Cada um ganhou 1.800 XPs.

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...