Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Sessão: It´s a trap!

Na última sessão, depois de conseguirem capturar e interrogar uma das drows rangers que estavam à espreita na cabana, os pjs decidiram retornar para as ruínas e caçar Lara, mas cairam numa armadilha que eles mesmo ativaram! Na verdade foi Carioca, quando jogou com Pon duas sessões atrás. Ele inventou de usar a chave  nos mecanismos de uma armadilha que já estava desativada. É claro que eles não sabiam do que se tratava, mas a graça foi justamente essa. A armadilha estava desativada para permitir que os heróis entrassem tranquilamente no templo, diretamente para a emboscada que Shankár, o dracolich, havia perpretado juntamente com Lara.

A armadilha consistia em dardos envenenados estilo Indiana Jones que saiam das paredes. Fora isso, eles tinham que derrotar uma grande estátua de Orcus, a qual ganhou vida assim que a armadilha foi ativada quando Agnul pisou no fino fio no meio da passagem.

Pon desligou a armadilha com a chave, mas o golem atropelou todo mundo duas vezes antes do fim do combate, quando Pon conjurou guerreiros fantasmagóricos de Keryst que prenderam o golem num canto da sala. Sem poder atacar qualquer um dos personagens, ele se tornou alvo fácil e eu só fiz narrar rapidamente sua destruição pelos ataques à distância do grupo ("Mísseis Mágicos!"). Nessa historinha, quem se lascou mais foi Hudini ficou sangrando depois de levar dois atropelamentos com acerto crítico.

Depois, eles prosseguiram para a câmara do desabamento, onde, segundo a drow, Lara estava vasculhando à procura do filactério de Shankár. A sessão terminou com a visão de outra drow ranger os espreitando atrás de uma estátua, na câmara abaixo deles.

Auditorias nas fichas de personagem
Eu refiz o personagem novo de Carioca, o ladino halfling Kohi Lee Jerum, agora usando só os livros que possuo. Acho que ficou melhor do que o software fez no Quick Character. Agora ele ataca com uma rapiera no lugar de uma maça. Nada a ver um ladino usando uma maça. Ele também é sanguissedento (+2 no dano) com uma Bloodthirsty Rapier +4. Assim, quando ataca um inimigo sangrando com um poder sem limite (Sly Flourish, por exemplo) e usando o ataque furtivo (Sneak Attack), seu dano é de [1d8+15] + [3d8+4] + [6 (talento + propriedade da arma], com uma variação de dano entre 29 e 57. Ou seja, mesmo que o dano máximo não seja tão elevado, o dano mínimo garante uma boa lapada, mesmo com azar nos dados. Se for crítico, o dano tem variação de 61 a 97.

Depois de vários ataques overpower de Agnul, decidi fazer uma auditoria nesses danos ignorantes. Percebi que o erro estava nos danos de acertos decisivos. A arma Montante Dentada +4 não concede um decisivo de +4d6 no dano. Como podemos ver na p. 68 do Arsenal do Aventureiro, seu decisivo é apenas: 10 de dano contínuo (TR encerra). No entanto, qualquer montante possui a característica Decisivo Elevado, concedendo adicional de 2[A] nos ataques decisivos. Logo, o dano de um sucesso decisivo de Agnul é o seguinte:

[dano máximo do poder] + 4 + 2[A];

Supondo que ele esteja usando o Golpe Devastador, temos

[34] + 4 + 2d12

Logo, o dano decisivo de Agnul num só golpe não poderia chegar a 70 de dano, como ele fez contra a drow ranger, num único golpe de oportunidade. Num ataque desse tipo, seu dano varia entre 40 e 62, além de deixar o alvo com dano contínuo 10.  Claro que ele teria direito a outro ataque devido à característica de bárbaro Arremetida.

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...