Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sessão de Jogo: Combate pelo Olho de Targatus - A morte de Lara

Na última sessão, terminamos o combate entre os pjs e Lara (Drow Aracnomante de Elite, nível 13), que estava acompanhada de quatro drows combatentes de nível 11. O objetivo era impedir sua fuga, pois ela estava prestes a levar o terrível Olho de Targatus, provavelmente para despertar e controlar ninguém menos que o Tarrasque. A luta continuou com Éria impedindo as escadarias, por onde os drows subiam para alcançar suas montarias, os Wyverns. Dois desses wyverns já estavam lutando com Pon, Aurion e Hudini, que despertou depois que o Solo Consagrado de Pon o curou. O terceiro monstro lutava nos céus com Cael e seu grifo. Não demorou muito para eles derrotarem os Wyverns.

Enquanto isso, Lara conjurava os poderes do Olho de Targatus, evocando 4 aparições lacaios. Enquanto Éria dava conta dos drows nas escadarias, Aurion desceu escalando do terraço para o piso externo, de onde viu pela janela as tais aparições cercando Lara, e foi logo jogando uma Lâmina Giratória nela. A janela, é claro, quebrou-se; e isso chamou a atenção dos drows que lutavam com Éria. Ou seja, na próxima rodada, Aurion já estava cercado por aparições fantasmagóricas que atravessaram as paredes e sendo atacado pelos drows do outro lado da janela, no interior da sala (você flanqueou... tirou partido de mim, flanqueou... :P brincadeira interna). Mas algumas Explosões de Lâminas eliminaram as aparições sem demora. Cael, que voava no grifo por ali, próximo à sala, dissipou outra com suas flechas.

Éria conseguiu derrubar um dos drows que a impedia ela e Hudini de descer as escadarias e enfrentar Lara. Hudini já desceu dando mísseis mágicos nos drows (sem o Roubo de Keryst), derrubando um deles; e tocando fogo neles com Esfera Flamejante. Aos poucos, os drows foram caindo um a um. Pon tocou a Trombeta dos Nafal, quase derrubando o teto sobre eles. A força da trombeta foi suficiente para jogar um dos drows na parede, derrubando-o.

Aurion entrou pela janela quebrada e atacou Lara, que, após algumas ameaças, retirou o tecido negro que cobria o Olho de Targatus. Quem olhasse diretamente para Lara ou o Olho teria grandes chances de morrer. No entanto, uma flecha entrou pela porta e atingiu Lara mortalmente no peito. Era Caelzail, que atirou enquanto passava voando em seu grifo pela porta.

Cael entrou tranquilamente na sala e enquanto os outros conversavam, cortou a cabeça de Lara com um sorriso no rosto, a qual ainda respirava inconsciente...

Comentário do mestre
Esse combate foi estressante. O sistema da 4ª edição não ajuda nem um pouco na agilidade dos combates. Se tiver um número muito alto de monstros ou Pdms pode estragar a diversão do jogo. Além disso, o mestre ainda fica perdido caso resolva usar mais de cinco monstros ou pdms num combate. Sugeriram-me usar um sofware de gerenciamento de combate, mas o problema talvez não seja dizer quem levou dano contínuo e na hora certa, já que já estamos usando as famosas argolas de lacres de garrafas de refrigerante. O chato é ficar contando modificadores, bônus, penalidades, áreas, CAs, +18... não... +16 versus quê? Ah! Não é CA... É Reflexos... Até agora não vi nenhum software que decide quais poderes serão usados no combate e já faz os cálculos com base no inimigo do personagem. Além disso, no dia em que precisarmos disso aí pra jogar RPG, não seria melhor jogar logo World of Warcraft?

Em suma, usar muitos Pdms em D&D 4 é uma bomba, sejam monstros, sejam aliados dos pjs. Mas é pior quando tem muitos Pdms aliados. Estou prestes a colocar Éria fora dessa história. Ela já foi PdM por muito tempo. O papel dela já foi cumprido e ela não tem mais o que fazer no tempo dos Pjs. Ela veio de mil anos no passado e já matou Jay Blacksword. Trabalho feito. Adeus. Já vou avisando: nunca mais quero jogar com PdM aliado dos Pjs em combate! Não tem a menor graça na 4ª edição, a não ser que seja tipo um traidor ou algum papel com certo nível de dramaticidade, o qual você use, no máximo, numa única sessão.

No final, foi 800 XP para cada, mais os 400 xp do combate anterior, são 1200 XPs pra cada. Se não tivessem Éria nem o grifo, o XP individual seria bem maior...

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...