Lembra daqueles momentos apertados em que os pjs estão num combate difícil e tudo o que eles queriam é ter direito a usar novamente aqueles poderes por encontro e diário já gastos? Pois é. Não tire essa possibilidade deles. Permita, mas com um custo.
Essa minha sugestão tem como base o jogo de RPG de estilo old school, chamado Dungeoneer, de meados da década de 90, o qual falo um pouco aqui. Nesse jogo, o sistema de magia é bastante simples e considerado por mim também um dos sistemas mais realistas de desse tipo. Em Dungeoneer, cada magia tem um custo a ser pago em vitalidade ou pontos de vida (no jogo, o termo usado é Energia). Ou seja, com base nessa regra, podemos deixar o D&D 4 um pouco mais realista e old school. Minha sugestão não é, de fato, fazer com que os magos percam pontos de vida sempre que lançarem uma magia. Sugiro apenas que sempre que um mago ou qualquer outra classe queira usar um poder diário ou por encontro já gasto, ele pague isso com um cansaço extra, representado ou pela perda de pontos de vida ou pela perda de pulsos de cura, de forma que isso possa dar um realismo (mesmo que ainda assim não o torne tão realista assim) a mais no jogo além de oferecer mais uma opção estratégica aos jogadores. Afinal, não é muito verossímil que um Patrulheiro não consiga dar, de jeito nenhum, mais um Tiro Estilhaçador quando está precisando muito disso. É claro que deve estar precisando muito, já que irá pagar muito por essa ação. Você, como Mestre, pode fazer de outra forma, mas eu sugiro o seguinte:
- Reutilizar Poder só poderia ser feito uma vez por encontro.
- Reutilizar um Poder por Encontro faz o personagem perder o equivalente a metade de seus pulsos de cura totais.
- Reutilizar um Poder Diário faz o personagem perder o equivalente a metade de seus pulsos de cura totais além da metade de seus pontos de vida atuais.
E lembre-se que monstros e pdjs também poderiam usar essa nova regra. Isso certamente pode deixar os combates mais rápidos e mortais do que antes.
A reutilização de um poder já gasto simboliza um esforço extremo que o personagem faz para realizar novamente a grande proeza. Portanto, uma consequência adicional pode ser a aplicação de alguma condição indesejável como derrubado, pasmo, atordoado ou impedido. No caso da eladrin da ilustração, usar novamente o Passo Feérico pode deixá-la bastante cansada. Em termos de jogo, além de perder alguns pulsos de cura ela ficaria derrubada e pasma(TR encerra ambos) .
E não esqueça: você é o árbitro e decide a melhor forma de permitir o uso dessa regra, seu funcionamento e suas eventuais consequências.
Um abraço!