Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Relato de Sessão: Assalto em Valenaen – Parte 1

Lara, drow aracnomante de elite, inimiga preferida dos heróis.

Esta é a continuação do relato da sessão ocorrida lá no novo apartamento de Aquiles (veja fotos no post anterior). Vamos lá. Como já havia dito, após a derrota do vilão Jay Blacksword, sua fiel aliada, a maga Lara, enviou seu dragão das sombras, Shontár, para tomar a Espada Negra de Jay e o Cetro com o Olho de Targatus, itens que estavam sendo usados pelo vilão durante a batalha final. Os personagens venceram, com Caelzail – depois de um salto acrobático fodástico – saindo do Globo da Escuridão e dando um Tiro Estilhaçador (37 de dano) que matou o bicho. Eles ficaram com os itens; e a voz de Lara, ecoando pelos céus, prometeu vingança.

Chegando em Valenaen
Depois disso retornaram para Valenaen, onde eles conversaram com a rainha dos eladrins, Althaea, e com Ashnazár (Mestre de Hudini). Além das congratulações por terem vencido Jay, a conversa envolveu o destino da Espada Negra e do Olho de Targatus. Os heróis queriam destruir o Olho de Targatus, já que uma coisa capaz de despertar e controlar o Tarrasque não deveria existir. Mas Ashnazár falou que nem ele sabe como destruí-lo. Enfim, diante da dificuldade de destruir tal item, a rainha os convenceu a guardar temporariamente os itens numa sala protegida por guardas.

A festa interrompida
Quando anoiteceu, a rainha providenciou uma comemoração com música e comidas exóticas. Nessa hora Hudini, usando uma magia estranham convocou uma música mais animada. As eladrins se animaram e começaram a dançar com eles. Pon (interpretado por Aquiles) se empolgou e queria transformar tudo em putaria. Nem vou falar aqui o que eles pensaram em fazer com as jovens, com a ajuda de seus poderes de teleporte (Passo Feérico).

Mas o som de uma trombeta de alerta interrompeu a festa – e os pensamentos de Pon . E eles correram imediatamente em direção ao som. Enquanto subiam as escadas, já desconfiavam que tinha algo a ver com Lara e o Olho de Targatus. Eles chegaram numa área exterior de uma das torres do palácio, de onde era possível ver toda a cidade, lá embaixo. As escadas continuavam até uma porta aberta no topo da torre. O alerta vinha de lá. Eles entraram e viram Lara de posse do Olho de Targatus, acompanhada por 4 drows armados, num hall de entrada para a sala do tesouro.

Comentário: Confesso que nessa hora eu não descrevi direito o caminho pelas escadarias, da sala de comemoração até a sala no topo da torre. Isso causou problemas na hora do combate. Eu não entendia o que os jogadores queriam fazer e eles não sabiam o que podiam fazer direito. Portanto, lembrem-se: uma matriz de combate não substitui, nunca, a descrição detalhada do que está acontecendo e o que eles estão vendo.

Resumo do combate
Um combate teve início e Lara fugiu, subindo as escadas para o terraço. Aurion (Julio) usou passo feérico e teleportou-se para interceptá-la no terraço, mas, chegando lá, Aurion viu três Wyverns, as montarias dos drows e de Lara. Ou seja, ela estava prestes a fugir voando com o Olho de Targatus e Aurion ainda estava distante das escadas.

Então, Aurion usou um Ponto de Ação para movimentar-se entre os Wyverns e, enfim, conseguiu chegar nas escadas, por onde ela subia, interrompendo sua fuga. Influenciados por Pon, o combate todo transferiu-se para o terraço (todo mundo escalou as paredes e foram pra lá). Mas Pon esqueceu de proteger o mago Hudini e o ranger Caelzail dos Wyverns. Sacanagem! Mais uma vez, deixaram o mago sozinho! Imaginem um mago de nível 8 contra três Wyverns!!!

Enquanto Pon, Éria e Aurion brigavam com Lara e os drows nas escadarias, Cael quase se lascou – mas seu grifo chegou a tempo para salvá-lo – e os Wyverns feriram Hudini mortalmente. Pelo menos Aurion teve um pouco de bom senso e saiu das escadas para dar trabalho ao menos para um dos Wyverns que atacava Hudini, marcando-o com Égide da Proteção.

Caelzail (Sandro) ficou bastante puto com o que estava ocorrendo: "Onde estão os eladrins!?". Ele estranhou o atraso e completa ausência dos guardas eladrins no local do combate. Afinal, uma trombeta de alerta tinha sido tocada e, de fato, nenhum eladrin havia chegado ainda - com exceção de Aurion (Julio) - para ajudá-los O que terá acontecido?

Já eram duas da manhã e, diante de protestos, encerrei a sessão no meio do combate, para o próprio bem deles, pois iam trabalhar no dia seguinte. Bando de viciado!

Comentários do Mestre
O combate acontecia entre dois níveis: no terraço, e na sala imediatamente abaixo; e eu tinha desenhado apenas uma matriz de combate, quando o ideal eram duas. Então, já providenciei a matriz do terraço para evitar eventuais confusões e o combate ocorrer nos dois locais ao mesmo tempo. Eu não desenhei a matriz do terraço pois eu não imaginava que eles iam conseguir impedir a fuga de Lara com o Olho de Targatus, mas Aurion surpreendeu os planos de Lara e do Mestre!

Outra coisa: só agora percebi o motivo pelo qual muitos mestre gostam de usar softwares gerenciadores de combate no D&D 4, como o Dungeon Master´s Battle Screen. São muitas condições, bônus e penalidades para serem lembradas na hora certa. Eu mesmo esqueci de retirar o dano contínuo de Caelzail (ele que lembrou em outro turno) e até cheguei ao ponto de desistir de usar um dos poderes de Lara, o Julgamento de Lolth, pois isso implicava mais uns bônus a serem lembrados para aplicar nas jogadas dos seus aliados drows. Mais dor de cabeça.

Porém, ainda sou contra o uso de um computador numa mesa de RPG. Existem várias soluções mais simples para esses casos. As pessoas usam marcadores de papelão, argolas de tampas de refrigerante, fazem anotações etc, para lembrar dessas condições. Eu é que não me preocupava com isso e não usava nada além do poder da mente, o que dificultou as coisas nesse combate. Lição aprendida. E já bolei um jeito para agilizar isso: uma planilha impressa simples apenas para anotar as condições dos monstros que estiverem nessas situações. Enquanto isso, os jogadores anotam suas próprias condições, auxiliados por uma – e apenas uma – argola de garrafa pet na sua miniatura, para que lembrem-se de que estão sob algum tipo de efeito. Eu vejo fotos das minis em outros blogs repletas de argolas coloridas, de forma que a mesa de jogo fica parecendo com um carnaval! Portanto, se muito, usaremos uma argola por miniatura apenas. Os detalhes das condições estarão na própria ficha de personagem ou num daqueles PC Combat Cards – os cartões de combate dos jogadores, que vem no fim do Guia do Mestre.

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...