Todo mundo da blogosfera RPGística está escrevendo sobre retrospectivas, balanços e resumos de 2010 etc e tal. Farei o mesmo, mas agradecendo também.
A Montante Mágica nasceu da vontade de exteriorizar um certo desconforto com a mecânica do D&D 4ª edição, especialmente preocupado com o Mestre e sua autoridade, além da falta de imersão proporcionada pela exigência das matrizes de combate e das miniaturas ou marcadores. De fato, esses elementos (autoridade do Mestre, imersão etc) não estão muito presentes nesta nova edição, tanto que eu sugeri algumas modificações nas regras e no próprio estilo de jogo, tentando deixar as coisas mais old school. No entanto, com o tempo, fui percebendo que a diversão da 4ª edição é outra, diferente das antigas edições de D&D, um assunto que conversei com o jogador Sandro (o elfo Caelzail) e que ele também percebeu.
Trata-se de uma diversão mais estratégica, mais competitiva, da qual o Mestre deve adaptar-se. Em suma, é algo novo, capaz de causar dificuldades para quem vinha do AD&D e do D&D 3.0, como foi o caso de nosso grupo. No fim, gostamos muito. Hoje concordo que essa diferença foi boa para variar o estilo de jogo e renovar a imprescindível instiga de jogo. Eu já estou viciado. Admito.
Outra coisa muito boa para este blog foi a aceitação dos internautas. Eu tenho dois blogs e o Montante Mágica, com apenas 4 meses, alcançou o número de acessos do outro blog, que tem 5 anos! De comentários, o Montante Mágica já ultrapassou! Apesar disso, não são grandes números, mas são suficientes para deixar esse humilde blogueiro rpgista muito contente e motivado com seu novo vício e seu novo blog.
No mais, agradeço especialmente aos meus jogadores, cuja participação nas sessões foram essenciais para a existência desse blog. Eis os caras:
- Alves, amigo desde os tempos do colégio Dom Bosco, professor universitário(UERN-Mossoró), criou o irredutível Hudini, o grande, Mago Humano;
- Aquiles, meu irmão, professor universitário(UFRN), criador e jogador de Pon in On On (Clérigo, Meio-Elfo, cujo nome irritará Rummenigge eternamente).
- Sandro, meu grande amigo de infância e vizinho de Mossoró que agora virou dentista; mora em Natal, onde jogamos; criou e interpreta o Elfo Ranger Caelzail.
- Rummenigge, amigo caicoense, professor universitário(UFRN); adotou Hudini após a impossibilidade de Alves prosseguir com a campanha, pois estávamos todos em Natal.
Em suma, meu grupo é fuderoso: só tem doutor!
Agradeço também ao pessoal da blogosfera rpgística do Rio Grande do Norte, especialmente aos amigos:
-Fernando FenrirX, do blog Cavaleiro das Noites Insones.
-Diego Slack (Old Skull), que pilota o RPG Old Skull e partipa de outros blogs, o qual desconfio que seja meu parente, por parte dos Filgueiras.
Tenho ainda um site chamado RPG Mossoró, o qual estou devendo algumas atualizações e melhorias. Esse site foi uma primeira tentativa de divulgar nossas aventuras, ainda enquanto estávamos jogando em 2009 o início da campanha, ainda jogando com o D&D 3.0.
Um abraço!