Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

domingo, 24 de abril de 2011

Dramaticidade e Ordem de Iniciativa

Este post é direcionado para aqueles que acham que os combates do seu RPG favorito estão muito travados ou mecânicos demais, inseridos na rígida estrutura da ordem de iniciativa e com pouca dramatização, emoção e muito previsíveis. O que acha de experimentar algo diferente? Para exemplificar, usarei o D&D como exemplo, mas o que vale aqui é a idéia.

Pelo bem da dramaticidade você pode usar uma boa dose de arbitrariedade, alterando a ordem pré-estabelecida no teste de iniciativa da luta.

Por exemplo, vamos supor que Jozan, o guerreiro, ganhou a iniciativa e atacou Loktar, o líder de um bando de seis orcs. Jozan errou feio o ataque (um número baixo no d20). Normalmente, Loktar só agiria depois que os aliados de Jozan, o elfo e o clérigo, fizessem suas ações (pois eles são os próximos na ordem de iniciativa), mas aí você perderia a oportunidade de dar uma continuidade narrativa ao que está acontecendo no momento. Portanto, você pode burlar a ordem de iniciativa nessa hora e determinar que Loktar age logo depois de ser atacado, descrevendo logo a sua reação ao ataque do herói guerreiro.

A cena fica bem melhor, pois há uma melhor impressão de continuidade das ações e reações: Jozan parte pra cima de Loktar, que apara com facilidade a espada com seu grande machado. O orc sorri e fala qualquer coisa bem clichê do tipo: "HAUAHUA! Isso é tudo o que você pode fazer, humano idiota?!". Em seguida ele empurra o guerreiro e o golpeia, tirando um decisivo no dado, e rasgando sua armadura com o machado. O guerreiro tropeça de volta pro lugar de onde veio, seriamente ferido, e sendo aparado pelos outros pjs. Agora Jozan está sob a condição pasmo até o fim do próximo turno de Loktar (decisão arbitrária do Mestre devido ao decisivo). Imediatamente, os outros orcs capangas começam a gargalhar. Em seguida, o elfo dispara suas flechas contra Loktar e atinge sua perna. Com as flechas na sua perna, Loktár fica extremamente chateado e lento até o fim do próximo turno do ranger (decisão arbitrária do Mestre para dar mais realismo à cena). Furioso, Loktar ordena que os orcs, armados com espadas, ataquem: "Peguem eles! Matem esse maldito elfo!". E assim eles fazem, mas antes que eles cheguem muito perto dos pjs, o clérigo cura o guerreiro e evoca Escudo da Fé, aumentando as defesas de seu grupo.

E assim continua o combate. Você não precisa fazer isso durante todo o combate. Apenas naqueles momentos em que achar mais adequados para deixar as coisas mais interessantes. Perceba que essa atitude também permite a criação de cenas cinematográficas mais contínuas, quando o mocinho e o bandido conversam ou trocam xingamentos durante a luta.

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...