Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Liberte seus monstros!

Sério!? Só posso fazer isso?

No sentido de dar assas à imaginação e - consequentemente - à inteligência dos jogadores, eu elaborei aqui sugestões de como você pode deixar a mecânica do jogo secundária em relação à descrição das ações e poderes. Mas não são apenas os jogadores que devem ficar com a diversão. Os monstros também podem se libertar da previsibilidade dos poderes descritos na sua mecânica e, assim, a diversão aumenta também para o mestre. Na verdade, a diversão aumenta para todos, pois a idéia é deixar os combates mais interessantes, imprevisíveis e dramáticos.

Por exemplo, a Hidra do Atoleiro do D&D 4ª edição pode fazer basicamente as seguintes ações: morder e deslocar-se. E só. Na verdade ela consegue morder quatro vezes.

Aí eu me pergunto: que diversão o mestre vai ter com esse tipo de monstro solitário, se as únicas escolhas que ele terá durante o longo encontro é dar 4 mordidas? Se você também não fica muito satisfeito com isso, liberte a hidra que vive em você e faça o estrago real (ou fantástico, ou cinematográfico) que você acha que um monstro desses faria, de forma a deixar o combate mais interessante, dramático e realista. Por exemplo, eu não vejo problema algum em permitir que a hidra abocanhe um dos heróis e o balance no ar antes de jogá-lo longe, contra uma árvore ou, melhor ainda, contra outro personagem! Agora sim, você começou a deixar a hidra violenta e bem mais interessante.

Atitudes assim são interessantes para deixar as coisas menos previsíveis, especialmente quando se trata de monstros já enfrentados pelos jogadores, ou já conhecidos por eles terem lido o Manual dos Monstros. Provavelmente eles já sabem quais ações esperar da criatura.

A mecânica desses ataques não previstos pode ser inventada na hora, com eventuais condições ou penalidades - sensatamente impostas pelo mestre - causados por serem atingidos por golpes desse tipo. Lembre-se que o D&D 4 tem uma tabela só para resolver esses tipos de ações não previstas pelas regras, incluindo o dano. Se você não joga o D&D 4, sem problemas; use o bom senso, narre adequadamente as ações do monstro e crie uma regra na hora. Mestre é para essas coisas mesmo.

Mas não pare por aí, seu monstro pode tentar fazer outras coisas com a cauda também; ou tentar afogar o personagem num pântano ou... Você que sabe. Dependendo da situação, você inventará uma coisa nova para surpreender os jogadores. Mas seja moderado e cuidado para não extrapolar demais. Alguns monstros não são muito inteligentes e você pode acabar deixando o bicho incompatível demais com a própria descrição. Se não, os aventureiros não serão páreos para seu "monstro interior".

Mas isso é uma escolha sua. Divirta-se!

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...