Um site sobre Role Playing Games, Cinema e Boardgames, com foco no jogo Dungeons & Dragons.

domingo, 17 de abril de 2011

Posso criticar?


Muitos blogs tem comentado uma eventual cisão dos jogadores de RPG entre o pessoal da velha guarda do RPG, os chamados "Old School", e o pessoal da "New School", o jeito novo de jogar RPG, encabeçado - acredito - pelos fãs do D&D 3.5 e 4e. De fato, a onda "Old School", a qual , até onde sei, surgiu principalmente a partir de insatisfações com as novas edições de D&D, levaram as pessoas a escolherem entre as opções disponíveis nessa nova moda nerd: ou você é Old ou você é New. Ou você joga AD&D ou você joga D&D 4e.

E nesses textos desses blogs era clara a irritação das pessoas com a onda "old school", sendo que, na minha humilde opinião, não há motivos para tal irritação. Tentar jogar de um jeito que se gosta, mas que as novas versões de jogos dificultam ou não valorizam, não é razão para criar tal desavença. Quem gosta das regras e do espírito do D&D 4e, por exemplo, não deveriam se chatear porque tem gente se expressando contra as mudança que ele trouxe em relação às antigas versões. Apenas jogue seu D&D 4e, divirta-se, e estará tudo uma maravilha. Lembre-se que todos tem direito de fazer criticas e se expressar, desde que sejam com o devido respeito. Da mesma forma, se eu gosto do jeito antigo de jogar, eu posso até falar mal dos sistemas novos, mas não posso ofender os seus jogadores. Isso aí é infantilidade. É claro que reconheço o direito de desabafar e demonstrar a tal irritação, mas será que não é isso que divide as pessoas?

E se essa moda old school está provocando uma cisão entre os jogadores, deve ser porque muitos realmente não gostam dos novos estilos de jogos. Bom, mas e daí? Quem precisa se incomodar com isso? Na verdade, os incomodados são esses da dita velha guarda, que não gostam dos jogos novos e não se pode fazer nada em relação a isso. Gosto não se discute. E se eles querem modificar seus jogos para um jeito antigo de jogar - como eu faço com o próprio D&D 4e - ou se eles jogam os livros novos no lixo e compram lançamentos retrô (New Old School?) quem está gastando tempo e dinheiro são eles. E no fim das contas não há motivo algum para cisão, pois é tudo RPG.

Logo, não há problema NENHUM em criticar sistemas e tentar modificá-los para garantir uma boa diversão para seu grupo, que é o que este blog tenta fazer. E há MENOS PROBLEMA AINDA em gostar de jogar do jeito "New School". Bola pra frente, amigos!

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...